DIA MUNDIAL DE ATIVIDADE FÍSICA

A importância da atividade Física:

Estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. Pode ajudar a aliviar o estresse e fornecer um sentimento agradável de bem estar.

A atividade física regular pode ajudar também no alcance e manutenção de um peso saudável e diminuir o risco de doenças crônicas e cardíacas, além de melhorar o humor e auto-estima.

E o que é atividade física? Simplesmente o movimento do corpo que consome energia. Andar, subir escadas, jogar futebol, trabalhar no jardim ou dançar a noite todos são bons exemplos de atividade física.

Para trazer benefícios à saúde, a atividade física precisa ser moderada ou vigorosa e ser realizada pelo menos durante 30 minutos por dia.

É uma forma importante na manutenção de uma boa qualidade cardiorrespiratória, no fortalecimento ósseo e muscular, bem como na perda ou manutenção do peso, pois através dela a pessoa pode queimar as calorias ingeridas numa refeição. Mas isso deve ser feito de forma equilibrada, cada um respeitando os limites de seu corpo.

Abaixo alguns tipos de atividades (que devem ser realizadas pelo menos durante trinta minutos por dia):



Atividades aeróbicas - acelera a freqüência cardíaca e respiratória e melhora a resistência cardíaca e pulmonar. Exemplos: caminhada rápida, corrida e natação.

Atividades de resistência e força - ajuda a construir e manter ossos e músculos, trabalhando-os para vencer a gravidade. Exemplos: carregar uma criança, levantar peso, e caminhar.

Atividades de equilíbrio e elasticidade - melhora a estabilidade física e flexibilidade, o que reduz riscos de acidentes. Exemplos: dançar, ioga e artes marciais

Benefícios da atividade física:

-Melhora da auto-estima e sentimento de bem-estar
-Aumento da energia
-Ajuda a construir e manter músculos
-Aumento da resistência e força muscular
-Melhora a flexibilidade e postura
-Auxílio no controle do peso
-Diminuição do risco de doença cardíaca, câncer do cólon, diabetes do tipo 2, derrame
-Ajuda a controlar a pressão sangüínea
-Reduz a depressão e ansiedade
-Melhora o humor

A atividade física e nutrição trabalham juntas para uma saúde melhor. Estar ativo aumenta a quantidade de calorias queimadas.

Á medida que a pessoa envelhece, seu metabolismo fica mais lento, então para manter o equilíbrio energético é necessário movimentar- se mais e comer menos.

fonte: NIH - National Institute of Health



Nenhum comentário: