HANSENÍASE - A MELHOR PREVENSÃO É A INFORMAÇÃO

Hoje 13/03 foi realizada a videoconferência " Educação Preventiva - Hanseníase" com a participação da Dra. Mary Lise Carvalho Marzliak Coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase e foi apresentada pela Coordenadora Estadual do Programa Escola da Família Mary Kawauchi.
Esta videoconferência tem como objetivo fornecer informações de desmistificar esta doença e fornecer aos participantes informações que os auxilie na identificação e orientação a comunidade quanto ao tratamento da Hanseníase.

QUER SABER UM POUCO MAIS SOBRE A HANSENÍASE?


Prevenção da hanseníase

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da doença e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação.
A partir do diagnóstico de um caso de hanseníase deve ser feito de imediato a investigação epidemiológica de todo caso novo objetivando romper a cadeia epidemiológica de transmissão da doença.
Deve-se procurar identificar a fonte de contágio do doente, descobrir novos casos de hanseníase entre os conviventes no mesmo domicílio e realizar exame dos contatos intradomiciliares (toda e qualquer pessoa que resida ou tenha residido com o doente nos últimos cinco anos). Esta ação é justificada pelo fato de que elas apresentam um maior risco de adoecerem do que a população em geral.
As pessoas que tiveram contato com portadores da hanseníase devem receber informações sobre a doença e serem informados da necessidade de ficarem atentos ao aparecimento de sinais e sintomas, visando fazer um diagnóstico precoce.
Além disso, outra forma de prevenção baseia-se na aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

Tratamento da hanseníase

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde do SUS e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos, configurando uma poliquimioterapia.
Os medicamentos mais utilizados para tratamento da hanseníase são:
¨ Rifampicina
¨ Dapsona
¨ Clofazimina
O tratamento geralmente ocorre ao nível ambulatorial e não necessita de internação, devendo ser prescrito somente por médicos.
A hanseníase é uma doença que tem cura, principalmente se os sinais e sintomas são diagnosticados precocemente.
Quando o tratamento é feito de maneira precoce e correta, dificilmente o paciente irá apresentar incapacidades físicas ou deformidades causadas pela doença.
As medicações para tratamento da hanseníase são distribuídas gratuitamente pelas farmácias do governo. Em caso de qualquer dúvida, sempre procure um médico.

Fonte: http://www.bancodesaude.com.br/hanseniase/

Nenhum comentário: