Educação lança projeto "Jogo da vez" para ensinar damas e xadrez à população


Iniciativa tem como objetivo difundir aos participantes do programa Escola da Família as regras oficiais dos jogos de damas e xadrez e estimular a capacidade de concentração e raciocínio

A Secretaria da Educação, por meio do programa Escola da Família, em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo e a Confederação Brasileira de Jogo de Damas (CBJD), lança o projeto Jogo da Vez - Damas e Xadrez.
A iniciativa tem como objetivo mostrar a importância de ensinar os jogos de damas e xadrez nas escolas e difundir aos participantes do programa Escola da Família as regras oficiais desses jogos. "O intuito é desenvolver a capacidade de concentração, raciocínio, previsão de ações, tomada de decisões, criatividade, iniciativa, solidariedade e cooperação da comunidade intra e extraescolar", afirma a coordenadora-executiva do Escola da Família, Ana Maria Stuginski.
A primeira etapa do projeto Jogo da Vez é focada no ensino e na aprendizagem das regras oficiais do jogo de damas em 20 diretorias de ensino da Capital e da Grande São Paulo, representadas por 200 escolas. A partir do conteúdo ensinado pelo mestre Lélio Marcos Sarcedo, cinco vezes campeão brasileiro de damas e presidente da Federação Paulista de Jogos de Damas, os educadores universitários que integram o Escola da Família multiplicarão o conhecimento junto aos participantes do programa.
A partir deste sábado, 23, os cidadãos atendidos pelo Escola da Família nas unidades da Capital e da Grande São Paulo participantes do projeto já começarão a ter aulas de damas. Cada escola recebeu dez jogos de damas para servir a comunidade.
A segunda etapa do projeto deve ter início entre junho e julho e visa ensinar as regras oficiais do xadrez à população participante do Escola da Família em outras 200 escolas de 20 diretorias de ensino do interior.
No total, 4.000 jogos de damas e xadrez serão distribuídos a escolas da Capital, Grande São Paulo e interior. A meta é envolver 12.400 pessoas da comunidade nas 400 escolas das 40 diretorias de ensino do Estado.

fonte: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

ASSISTA ESTE TUTORIAL DE DAMAS

Nenhum comentário: