Dia Internacional de Combate às Drogas - 26 de junho



O mundo se envolve no Dia Internacional de Combate às Drogas.


Fonte: Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

O Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho, será dedicado à discussão sobre o tabagismo. A orientação da Organização Mundial da Saúde foi abraçada também por coordenadores de programas e campanhas envolvidos na Semana Nacional de Combate às Drogas no Brasil. A idéia, segundo a psiquiatra da Unicamp Renata Azevedo, é chamar a atenção de profissionais de todas as áreas da saúde para a necessidade de questionar seus pacientes sobre o consumo de tabaco.

"Às vezes essa questão passa despercebida por dentistas, ginecologistas, endocrinologistas e outros profissionais, por isso mudamos o enfoque este ano", enfatiza Renata. Uma das coordenadoras do Programa Viva Mais da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) da Unicamp, Renata acredita que não adianta tratar certas especialidades, se o paciente corre o risco de desenvolver outras doenças associadas ao uso de cigarro.

De acordo com Renata, a primeira razão pela qual um dependente procura tratamento é a preocupação com a saúde. A segunda é a discriminação no meio social e na própria família.

"Tem senhoras que me procuram porque a filha diz que não vai mais deixar cuidar do neto por causa do cheiro de tabaco,"

Este tipo de discriminação, na opinião de Renata, bem como as campanhas terroristas, muitas vezes, em vez de ajudar, acaba atrapalhando o tratamento.

O envolvimento da família torna o tratamento mais eficaz, na opinião da psiquiatra. "Eles têm de ser tolerantes, saber que o paciente fica mais ansioso na fase de abstenção. Não é fácil parar de fumar."

(Maria Alice da Cruz)

Nenhum comentário: