TABAGISMO - MULHER

O crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho modificou seu papel na sociedade. Ela passou a ter uma condição financeira melhor, independente dos homens, e passou a ter um poder de decisão maior. Desse modo, a mulher tornou-se alvo da indústria do tabaco, que tenta à todo custo passar ao cigarro uma imagem equivocada de emancipação e independência.
Estudos realizados em nosso país acusam que o número de mulheres que fumam estão aumentando em uma proporção maior que os homens, principalmente nas faixas etárias mais jovens. Além disso, o organismo feminino é muito suscetível aos efeitos nocivos do fumo. Por motivos próprios da mulher, como gestação e uso de pílula anticoncepcional, é maior o risco de infertilidade, a menopausa começa mais cedo (em média 2 anos antes) e tem ainda câncer de colo de útero e dismenorréia (sangramento irregular).
Calcula-se que o tabagismo seja responsável por 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos. Mas uma vez que se toma a atitude de parar de fumar o risco de doenças cardíacas vai diminuindo: após 1 ano cai pela metade, e depois de 10 anos sem fumar atinge o nível dos que nunca fumaram.
Fumar durante a gravidez traz riscos muito sérios tanto à mãe quanto ao bebê. Acontecem com mais frequência os abortos espontâneos, os nascimentos prematuros, com baixo peso, a morte do feto ou ainda do recém-nascido, complicações durante o parto e hemorragias.
Mas da mesma maneira que a mãe deve evitar o tabaco durante a gravidez, ela deve ter a mesma postura quanto à fumaça de outros tabagistas. Estar no ambiente, junto aos fumantes, já é o suficiente para que o organismo da mãe, e consequentemente do bebê, absorva as substâncias tóxicas da fumaça.
A mulher grávida precisa também tomar cuidado com o período de amamentação, pois a nicotina passa pelo leite e é ingerida pela criança, podendo ocorrer intoxicação (agitação, vômitos, diarréia e taquicardia).
Estudos mostram que crianças com 7 anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação, apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças: observou-se atraso de 3 meses para a habilidade geral, de 4 para a leitura e 5 meses para a matemática.

fonte: http://www.tabagismoonline.com.br/tabagismo-e-voce/mulher/

Nenhum comentário: