Obrigatoriedade da cadeirinha em carros de passeio começará a valer em 1º de setembro
Raquel Maldonado*
Do UOL Notícias Em São Paulo

Os modelos dos assentos podem variar entre R$ 80 e mais de R$ 1.000

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu nesta terça-feira (8) que o novo prazo para a obrigatoriedade do uso de assentos infantis especiais para crianças com até 7 anos e meio de idade será no próximo dia 1º de setembro.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) resolveu definir um novo prazo após a constatação da falta do produto no mercado. Anteriormente, a medida estava marcada para entrar em vigor nesta quarta-feira (9).

“Está havendo sim uma dificuldade dos pais para encontrar as cadeirinhas, mas isso ainda não pode ser considerado um desabastecimento, mas, sim, uma falta pontual do produto”, afirma Élio Santini, membro da Associação Brasileira de Produtos Infantis (Abrapur).

Ele afirma ainda que a falta de uma forte campanha por parte do Denatran para conscientizar as pessoas do uso dos assentos especiais é a culpada pela ausência do produto no mercado. “Precisávamos de uma campanha desde que a resolução foi aprovada, em 2008. O problema é que as pessoas começaram a falar da medida somente agora e, por isso, houve este pico exagerado na procura”.

A importadora Divicar, do Rio Grande do Sul, por exemplo, já não tem cadeirinhas em estoque. "Já fizemos uma programação com o nosso fornecedor e entre 30 e 45 dias acredito que já voltaremos a poder distribuir o produto”, disse Marcelo Paiz, supervisor de vendas da empresa.

Nenhum comentário: